Não há povoado no interior do Brasil, por menor e mais simples que seja, que não tenha pelo menos uma televisão com acesso à Rede Globo. Maior emissora do país e entre as maiores do mundo, a Globo alcança diariamente mais de 100 milhões de espectadores. Manter essa gigante no ar é uma complexa tarefa, que depende de um número proporcionalmente grandioso de pessoas: hoje, a empresa conta com cerca de 17 mil colaboradores.
A administração de tantos funcionários, com diferentes perfis e necessidades, é um enorme desafio aos profissionais de Recursos Humanos e de outras áreas relacionadas. Por isso, a empresa tem trabalhado para aperfeiçoar os processos por meio da tecnologia.
“Os processos no RH da Globo eram extremamente manuais e repetitivos. Nós passamos por uma revisão de cada atividade, de cada fluxo, para verificar realmente o que agregava valor ao nosso negócio”, afirma Carolina Fernandes, analista de Processos na Globo.
“Tínhamos muito uso de e-mails e planilhas de controle que não estavam centralizadas”, completa o gerente de Análise e Gestão de Informações, Bernardo Pessanha. “Então nós falamos: ‘que tecnologia poderíamos trazer para dar maior controle e visibilidade, e que pudéssemos customizar, ou seja, fazer à nossa maneira?’.”
A Globo recorreu à OnChange, que sugeriu a adoção de diferentes soluções integradas da Microsoft. “Customizar uma solução de mercado é muito moroso e custoso. Com as ferramentas que temos disponíveis no Office 365, nós conseguimos montar como se fosse um Lego, adequando ao processo de cada cliente”, afirma Allisson Scalco, sócio-fundador da OnChange.